Como obter sucesso na advocacia

Aprenda a ser um advogado bem sucedido


O Jus Mundi é um site despretensioso que nasceu de uma idéia simples de agregar informações jurídicas aos acadêmicos de Direito, operadores do Direito ou a qualquer outro profissional que se interesse pelo mundo das ciências jurídicas.

Ainda em seus primeiros passos, o Jus Mundi tem muito que melhorar para apresentar um conteúdo digno daqueles visitantes fiéis que nos acompanham. Portanto, aproveito o ensejo para dizer que o Jus Mundi também é seu. Caso queira contribuir com suas experiências jurídicas, teorias, apresentar dúvidas, enviar artigos, etc., entre em contato conosco que seremos muito gratos em receber sua contribuição.

Como o site é focado no profissional que atua na área jurídica, hoje quero passar uma mensagem especificamente para aqueles que atuam na advocacia ou os que pretendem enveredar-se pelo caminho árduo, porém prazeroso, do patrocínio de demandas judiciais.

É notório o crescimento exponencial dos advogados no Brasil, mas infelizmente também é notório o grau de despreparo dos novos profissionais que ingressam no mercado da advocacia.

O aumento do número de advogados, por si só, não prejudica o mercado, tampouco faz com que o jovem profissional não tenha seu espaço. Acreditem: o mercado jurídico ainda é muito bom.
Todavia, para se obter sucesso – como em tudo na vida – é necessário muito esforço e perseverança.

São muitos os obstáculos que os advogados hão de encontrar no exercício de suas funções, tais como o judiciário sobrecarregado de processos, a conquista dos seus clientes, e, infelizmente, “colegas” que procuram obter o sucesso por vias obliquas.

Como o texto não tem o objetivo de falar dos maus profissionais, quero transmitir algumas lições que aprendi ao longo de alguns anos pelo caminho da advocacia.

Primeiro e antes de qualquer coisa: honre tua profissão. Honestidade e ética não são virtudes de um advogado, mas sim pressupostos básicos para que se exerça a profissão com dignidade. Por onde quer que você passe, deixe sua marca de profissional ético, cordial e comprometido com o que faz.

Não use a advocacia como uma profissão “quebra-galho” até que consiga algo melhor. Se você não gosta do que faz, não advogue.

Tenha amor pela ciência jurídica. Não se contente com os repetidos e comuns textos jurídicos que compõem as peças processuais. Estude, inove, seja você um doutrinador, pois o judiciário somente poderá prolatar decisões de vanguarda caso as petições também sejam de vanguarda.

E por último e não menos importante: seja persistente. Dias ruins virão, é uma certeza quase que absoluta; mas seja persistente. Surgirão os dias em que terão atritos, injustiças e dificuldades, mas esteja sempre acompanhado da ética e da boa conduta profissional, apegue-se no amor à ciência jurídica, e aguarde por dias melhores, pois eles hão de vir.

Desejo a todos muito sucesso

Marcadores

doutrina modelo concurso civel petição processo civil direito tributário concurso público recurso direito administrativo concurso publico tributário acordo advocacia constitucional contestação cível direito bancário direito constitucional direito penal estudar para concurso penal trabalhista aprender a advogar concurso para juiz direito civil ganhar dinheiro com advocacia impugnação ao valor da causa infração tributária modelo de petição passar em concurso promoção de livro recurso de multa CARF CTN OAB PRORELIT absolvição do réu adriano bezerra advocacia modelo direito alexandre freiras camara ação ação cautelar ação de despejo ação pauliana bem de família bitcoin civil cnj como advogar como fazer cálculo trabalhista competencia conselho nacional de justiça contrato contratos bancários crime de estupro cálculo trabalhista daniel e monique defesa dicionario juridico direito de família direito do trabalho direito empresarial direito internacional público direito municipal economia estupro no bbb exame de ordem execução fiscal fato gerador fenomenologia improbidade administrativa inflação infração de trânsito interdito proibitório isenção juizados da fazenda publica juros kant lei 12.153/09 livro jurídico livros jurídicos manutenção de posse modelo de cálculo multa ECF petição incial processo do trabalho processo penal progressividade prova da oab recuperação judicial reintegração de posse resposta do réu revisional segunda etapa segunda fase seletividade sistema financeiro nacional tipos de sentença transito trava bancária usocapião vagas vagas para advogados

  ©Jus Mundi - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo