Provimento, nomeação e posse

Acesso a cargos públicos


O acesso a cargos públicos se dá, em regra geral, por meio de concurso público de provas ou provas e títulos, com a exceção dos cargos de livre nomeação, expressamente previstos em lei específica, segundo o inciso II do artigo 37 de Constituição da República.

Para ser nomeado, o candidato deve ser aprovado em concurso público para o cargo pretendido, e a partir de ato normativo divulgado no Diário Oficial do respectivo ente federativo, o nomeado tem o prazo de 30 (trinta) dias para tomar posse da função pública para qual foi nomeado.

A nomeação é meio de provimento de cargo público originário, e não gera qualquer direito objetivo ao nomeado. Caso o nomeado não tome posse no prazo legal, será nomeado o candidato aprovado em classificação subseqüente, e não há que se falar em exoneração, vez que a nomeação, por si só, não gera direitos.

Após a posse o cargo se torna provido e o servidor é efetivamente investido na função pública. Sendo assim, a posse é o ato formal por meio do qual o nomeado adquire a condição de servidor público.

Da data da posse, o servidor tem o prazo de 15 (quinze) dias para entrar em exercício, que é o ato de iniciar as atividades típicas do cargo que foi investido. O não exercício do prazo legal gera a exoneração do servidor empossado.

Conforte aduz o inciso II do artigo 37 da CF, os cargos públicos também podem ser providos sem intermédio de concurso público, que são os casos de cargos de livre nomeação. Este tipo de provimento é denominado de designação.

Marcadores

doutrina modelo concurso civel petição processo civil direito tributário concurso público recurso direito administrativo concurso publico tributário acordo advocacia constitucional contestação cível direito bancário direito constitucional direito penal estudar para concurso penal trabalhista aprender a advogar concurso para juiz direito civil ganhar dinheiro com advocacia impugnação ao valor da causa infração tributária modelo de petição passar em concurso promoção de livro recurso de multa CARF CTN OAB PRORELIT absolvição do réu adriano bezerra advocacia modelo direito alexandre freiras camara ação ação cautelar ação de despejo ação pauliana bem de família bitcoin civil cnj como advogar como fazer cálculo trabalhista competencia conselho nacional de justiça contrato contratos bancários crime de estupro cálculo trabalhista daniel e monique defesa dicionario juridico direito de família direito do trabalho direito empresarial direito internacional público direito municipal economia estupro no bbb exame de ordem execução fiscal fato gerador fenomenologia improbidade administrativa inflação infração de trânsito interdito proibitório isenção juizados da fazenda publica juros kant lei 12.153/09 livro jurídico livros jurídicos manutenção de posse modelo de cálculo multa ECF petição incial processo do trabalho processo penal progressividade prova da oab recuperação judicial reintegração de posse resposta do réu revisional segunda etapa segunda fase seletividade sistema financeiro nacional tipos de sentença transito trava bancária usocapião vagas vagas para advogados

  ©Jus Mundi - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo